CURSO VENTILAÇÃO MECÂNICA DOMICILIAR


SOBRE O CURSO

O suporte ventilatório mecânico domiciliar tem evoluído bastante nos últimos 20 anos, a transição do ambiente hospitalar para o ambiente domiciliar tem sido um desafio constante para as equipes assistenciais. Por outro lado, a melhoria do conforto e da qualidade de vida do paciente no ambiente domiciliar tem auxiliado e fortalecido a tendência já estabelecida de assistência humanizada. Além disso, a redução dos custos com a assistência domiciliar, em comparação com à assistência hospitalar, tem conduzido as operadoras de saúde complementar a investimento substancial em recursos humanos qualificados. Isso gera a necessidade de atualização profissional constante para a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, visando a excelência no cuidado à saúde. A ventilação mecânica domiciliar está bem estabelecida no contexto profissional em diversas especialidades. Contudo, há carência de recursos de capacitação neste segmento. Em observância, há necessidade da atualização profissional junto aos serviços hospitalares, ambulatórias e de assistência domiciliar. O presente projeto baseia-se no fato da importância qualificação em ventilação mecânica domiciliar na saúde publica e privada. Com o oferecimento deste curso preenchemos uma lacuna no que tange a possibilidade de capacitação profissional de enfermeiros, fisioterapeutas e médicos que prestam serviços e assistência ventilatória domiciliar em toda região Centro-Oeste.


PÚBLICO ALVO

Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas
Carga Horária: 30 horas



PALESTRANTES

RUY DE CAMARGO PIRES NETO

Inscreva-se


Graduado em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Especialista em Fisioterapia em Pneumologia pela UNIFESP; Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Departamento de Patologia (FMUSP). Tem experiência clínica na área de fisioterapia respiratória (UTI).


SÉRGIO LEITE RODRIGUES

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB. É doutor em Ciências Médicas pela UnB, Diretor Técnico da empresa Complemento SleepCare, fisioterapeuta do Hospital Universitário de Brasília e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em reabilitação pulmonar, doenças neuromusculares e atua principalmente nos seguintes temas: fisiopatologia respiratória, doenças neuromusculares e distúrbios respiratórios do sono.