CURSO MULTIDISCIPLINAR EM DISTÚRBUIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO


SOBRE O CURSO

A medicina do sono tem evoluído bastante nos últimos 20 anos e a prevalência dos distúrbios respiratórios do sono - DRS geram graves problemas pra a saúde pública. Estima-se que a prevalência dos DRS pode atingir 20% a 30% da população sendo mais intensa em grupos populacionais específicos como cardiopatas, diabéticos, obesos e pneumopatas.

A atuação dos profissionais de saúde nos distúrbios do sono está bem estabelecdida no contexto profissional em diversas especialidades. Contudo, há carência de cursos de atualização no tema proposto e necessidade da atualização profissional junto aos serviços hospitalares, ambulatoriais e de assistência domiciliar.

Este curso preencherá uma lacuna no que tange à possibilidade de capacitação profissional daqueles que prestam serviços e assistência nos distúrbios respiratórios do sono em toda região Centro-Oeste.

Público alvo: Médicos, enfermeiros, fisioteprapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e odontólogos.

Carga horária: 20 horas teóricas-práticas

Datas: Dia 11/08/2018 (Sábado) das 08h00min às 18h00min e dia 18/08/2018 (Sábado) das 08h00min às 18h00min.

Programação:
1. Introdução aos distúrbios respiratórios do sono
2. Classificação do sono
3. Impacto do sono no sistema cardiorrespiratório
4. Princípios básicos da poligrafia e da polissonografia
5. Principais Distúrbios Respiratórios do Sono - DRS
6. Pressão positiva dos DRS
7. Aplicação de interfaces
8. Evolução tecnológica dos geradores de fluxo



PALESTRANTE - SÉRGIO LEITE RODRIGUES

Inscreva-se


Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB. É doutor em Ciências Médicas pela UnB, Diretor Técnico da empresa Complemento SleepCare, fisioterapeuta do Hospital Universitário de Brasília e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em reabilitação pulmonar, doenças neuromusculares e atua principalmente nos seguintes temas: fisiopatologia respiratória, doenças neuromusculares e distúrbios respiratórios do sono.